Mercados & Tendências
14 de Novembro de 2023
Pamonha, Cachaça, XVzão e Manduvi Marketing: case de ativação de marca no RD SUMMIT 2023
2023 foi mais um ano de sucesso para o RD Summit, o maior evento de marketing, vendas e inovação da América Latina. Nos dias 8, 9 e 10 de novembro, a Expo Center Norte recebeu mais de 20 mil pessoas, promovendo aprendizado, desenvolvimento e muita conexão. E é claro que a Manduvi não poderia ficar de fora! Mas um evento dessa magnitude com certeza contaria com a presença de MUITAS agências de marketing abordando métricas e estratégias de crescimento para atrair a atenção do público. E aí, como a a gente poderia se destacar? Com a nossa raiz! Nosso posicionamento já começou com a escolha do pitch “Do Vale do Silício Caipira para o mundo”, sem usar o nome “Piracicaba” logo de cara. O objetivo era gerar curiosidade - uma das melhores formas de começar uma interação, diga-se de passagem.
“Do Vale do Silício Caipira para o mundo!”
O Vale do Silício, localizado na Califórnia, nos EUA, é onde se localizam muitas startups e empresas globais de tecnologia, como META, Google e Apple. Já no Brasil, Piracicaba abriga a segunda maior concentração de startups e empresas de tecnologia, principalmente as ligadas ao Agro, conhecidas como AgTechs. Ao longo da nossa história, a Manduvi já atendeu clientes de diversos lugares do Brasil e dos Estados Unidos, dos mais diversos segmentos. Mas no RD Summit 2023, com a nossa estratégia e posicionamento do Vale do Silício Caipira, nós nos destacamos, principalmente, aos olhos do Agro.
Com o alicerce definido, passamos para a parte de construir o restante da estratégia. Para isso, usamos o que (quase) todo brasileiro ama e que tem tudo a ver com a nossa cidade: a cachaça! Havia diversas empresas querendo se conectar com o público em um tempo limitado, já que também estavam rolando palestras e shows incríveis, mas quando a gente oferecia uma cachacinha piracicabana, não dava pra resistir. Porém o tempo era realmente limitado, todo mundo queria aproveitar ao máximo tudo o que o RD Summit 2023 tinha a oferecer, então nosso presente era uma forma de iniciar uma conversa que durava cerca de um minuto, mas que seria lembrada por muito tempo. Para completar e amarrar a nossa estratégia, usamos a camiseta que reunia o melhor de Piracicaba: Pamonha, Cachaça, XVzão e Manduvi Marketing. Isso atraiu, inclusive, muitos goianos e mineiros reivindicando a origem das nossas iguarias, o que foi mais uma oportunidade de conexão.
Trabalhamos com a curiosidade, a disrupção e a quebra de expectativas: “vai falar de cachaça e pamonha no RD Summit? O que isso tem a ver com marketing?”. TUDO!
As pessoas chegavam curiosas exatamente por isso. Teve gente que nos perguntou: “Como eu preciso me humilhar para ganhar uma cachacinha dessas?”. E não, não tinha nenhuma pegadinha ou desafio, era só o jeito piracicabano de fazer negócio! Ouvimos de pessoas importantes, como o decisor do Sebrae do Maranhão, que no meio de todo o evento a Manduvi foi a agência que “brilhou aos olhos”. Imagina o nosso orgulho!
Agora nós já estamos organizando e entrando em contato com as pessoa incríveis que conhecemos no evento. E tudo o que rolou nesses três dias nos lembrou muito de uma frase do Simon Sinek:
“100% dos clientes são pessoas […]. Se você não entende de pessoas, não entende de negócios”. E é por isso que, mais do que conceitos e métricas (que são também indispensáveis), nossa maior estratégia sempre será a conexão inteligente entre as pessoas.
Quer ficar inteligentemente conectado com a gente? Entre em contato e
nos siga nos Instagram clicando aqui.