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Finalmente o Facebook aboliu a regra dos 20 % ?

9 de junho de 2016 às 12:52 por Mateus F. Lima
Haverá gritos de alegria do pessoal da mídia social! Mas seria tudo mil maravilhas?

Parece que o Facebook já está operando com uma nova regra de anúncios. A rede-social de Mark Zuckerberg resolveu liberar a veiculação de anúncios que contenham mais de 20% de texto em suas imagens, e, em contrapartida à mudança no aceite destes 20%, o Facebook passará a penalizá-los a partir da entrega. Trocando em miúdos: os anúncios com mais de 20% passarão a ser aceitos normalmente, porém, com restrições na entrega, que deverá ser prejudicada devido aos excessos. Esmiuçando um pouco mais, a novidade vai resultar em dois pontos principais:

A) O Facebook terá cada vez mais anunciantes e clientes finais realizando seus próprios anúncios sozinhos, visto que não terão mais a barreira dos 20%, desta forma, a rede irá gerar ainda mais receita;

B) Anunciantes e/ou agências que desrespeitarem a regra deverão ser prejudicados no alcance e consequentemente na performance de seus anúncios.

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O Facebook vai deixar você usar qualquer imagem para anúncios , mas irá avisá-lo que o texto excedente na sua imagem fará que seu anuncio poderá ter um alcance muito menor com o mesmo orçamento.

Um porta-voz do Facebook confirmou :

“Para ajudar os anunciantes a atingir seus objetivos de negócios , proporcionando às pessoas uma experiência agradável no Facebook , nós tivemos uma política de limitação de texto excessivo ( mais de 20% ) nas imagens, anúncios. Estamos sempre procurando maneiras de melhorar a experiência para as pessoas e anunciantes , que é por isso que estamos testando uma nova solução que irá permitir anúncios com mais textos, mas com base na quantidade de texto à imagem de um anúncio , o anúncio pode não alcançar tantas pessoas . Vamos continuar a monitorar o teste de como isso impacta aos anunciantes , bem como pessoas e será repetido para assegurar que estamos criando a melhor experiência possível .”

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Uma vez que seu anúncio for aprovado , você vai , mais uma vez , ser notificado do alcance limitado.

Neste cenário, o aumento da poluição visual no feed e nas laterais da rede-social gera uma grande preocupação, principalmente no que diz respeito à experiência de navegação do usuário, que pode piorar um bocado. Por outro lado, essa mudança tende a ser extremamente benéfica para profissionais e empresas qualificadas. A diferença entre um bom trabalho de gestão de mídia e sua execução por parte de “aventureiros” deverá ficar ainda maior.
Outra boa notícia é que isso não passará despercebido para os anunciantes. Ao utilizar imagens com grande volume de texto, o Facebook já está exibindo alertas sobre a possibilidade de baixo alcance de seu anúncio. Sendo assim, é possível verificar e corrigir possíveis erros na escolha das imagens/posts para que o anúncio obtenha todo desempenho em potencial.

Para isso, a ferramenta de grade continuará disponível e deverá ser sempre utilizada, a fim de garantir a qualidade dos posts e anúncios. Ao realizar alguns testes por aqui, ainda não foi identificada essa mudança, mas muito provavelmente, essas alterações estão sendo feitas de forma gradativa e devem chegar logo a todos os anunciantes.

Originalmente publicado em WERSM.

 

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Mateus F. Lima
Proprietário da Manduvi Marketing, designer e gestor digital por formação. Músico, amante da cozinha, artes marciais e esporte. Aventureiro na jungle chamada INFORMAÇÃO.

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